Simbolos e Seus Significados

Simbolos e Seus Significados

A Simbologia é um ramo do conhecimento que pretende desvendar o significado e as interpretações a que correspondem as representações gráficas a que se dá o nome de Símbolo.
Sendo uma das formas de expressão de Civilizações antigas, seu início remonta a Pré-História quando através de rudimentares hieróglifos, o homem iniciava a arte de comunicar, através do desenho das mais variadas formas que pretendiam representar situações, objetos e seres com que se deparava na realidade do dia a dia.

Simbolos e Seus Significados

Simbolos e Seus Significados

As simbologias Egípcias, Celtas e Cristãs são das mais conhecidas e estudadas.
Existem ícones conhecidos de todas as pessoas como a cruz celta, a Lemniscata (símbolo do Infinito) e a Vesica Piscis (símbolo de dois anéis que se cruzam no centro- representação da dualidade e da evolução e expansão.)
Significados esotéricos e místicos são atribuídos a símbolos Universais como a espada por exemplo que significa o espírito guerreiro, a determinação, persistência e proteção.

Carl Gustav Jung,percursor da moderna psicologia, não descurou o que a sua intuição lhe dizia atribuindo à sincronicidade e à simbologia o seu devido lugar.
Jung, aliando o espírito científico a uma visão precocemente holística e transpessoal do Universo, descobriu no símbolo o poder da expressão de arquétipos,explicando que se estivermos atentos a números, animais e demais coincidências no dia a dia, as poderemos relacionar com eventualidades em nossas vidas pois esses sinais funcionam como pequenos lembretes do Universo e do nosso Inconsciente.

Simbologia- Interpretação e significado de Símbolos Esotéricos

Simbolos e Seus Significados

Dessa forma recorrendo-se da intuição e de um estado de presença atento, focado e receptivo o indivíduo estaria apto a receber as mensagens do Divino ou da Fonte Suprema.
Ao longo dos tempos a humanidade foi redesenhando os contornos da Simbologia e hoje poderemos encontrá-la na arte, nos diversos alfabetos bem como nos sinais de trânsito que se encontram espalhados por nossas cidades.
O Zodíaco também a foi buscar, atribuindo a cada planeta e signo um desenho próprio e único.
O Símbolo como grafia de significância específica veio unificar e facilitar o próprio desenvolvimento humano pois à medida que se estabelece um código de interpretação universal se possibilita que o mesmo seja compreendido por um número considerável de pessoas e adotado como linguagem de expressão.

Simbologia no cotidiano- Alfabetos, Sinais de Trânsito, Mapas, Ícones Informáticos

Simbolos e Seus Significados

Existem símbolos com significados Universais. Desde a Nova Era, ao Judaísmo passando pelos da Igreja Católica, vários são os exemplos.A Sabedoria, representado pelo Mocho/ Coruja, a Paz reflectida na Pomba Branca segurando um afolha de oliveira e ainda a Estrela de David (dois triângulos que se cruzam entre si, um com o vértice para cima e outro com o mesmo para baixo),esta mais polêmica pois existem muitas interpretações possíveis.Desde as religiosas ( é o símbolo do povo judeu e da Nação de Israel) às mais esotéricas e teosóficas
que lhe atribuem tanto o significado da União do Céu com a Terra, como o de complementariedade do feminino com o masculino (representada pelo cálice receptáculo da sua geometria triangular).

Não perca oportunidade de ficar a conhecer mais sobre Simbolos e Seus Significados adquirindo agora com desconto o livro ” Como compreender Símbolos -Guia rápido sobre Simbologia no site da Fnac que poderá ser acessado aqui no Portal Dsconto.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.